https://mobirise.com/

TECLA MÁGICA TREINAMENTO AUDITIVO - (notas musicais)

versão 3.05

DOWNLOAD

1- A primeira fase do jogo trabalha o I, II e III grau.
2- Também tem a opção DITADO MUSICAL.
3- O computador toca próxima uma sequência de três a cinco notas e você tenta repetir em seu instrumento. Isso ajudará você a reconhecer as notas apenas ouvindo-as.
4- As notas a serem estudadas estarão circuladas sendo a tonica (I grau) circulada de vermelho.

      Este jogo foi desenvolvido para músicos que desejam desenvolver o ouvido e a memoria musical. Pode ser aplicado também no estudo de solfejo interativo. A cada vez que recomeça o jogo é apresentada uma sequência diferente de notas. O jogo tem 14 fases com 10 a 12 sequências cada fase e vários tons a escolha. Os tons disponiveis são: Do maior, Sol maior, Re maior, La maior, Mi maior, Fa maior, Si bemol maior e Mi bemol maior.

      Vale lembrar que a versão sem registro tem limitações.

Nota: Nas primeiras fases a primeira nota é sempre a tonica do tom atual. Na primeira fase estudaremos os I, II, e III graus da escala escolhida. Nas fases seguintes são adicionadas outras notas como quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, sétima menor*, nona menor*, terça menor*, quinta diminuta* e quinta aumentada*.

Erros: Se estiver jogando no modo 'Básico' em configurações de jogo, serão tocadas 3 notas por sequência e você poderá errar duas sequências para mudar de fase. No modo 'Avançado' serão tocadas 5 notas por sequência e você só poderá errar uma sequência. Todas as sequências foram cuidadosamente elaboradas para que o aprendizado seja gradativo e coerente. Quando estiver jogando, olhe sempre para a tarja verde acima. Lá consta todos os procedimentos do jogo. Antes de sair você poderá salvar sua posição de jogo em 'Menu/Salvar'.

Ao jogar novamente vá em 'Menu/Abrir' e entre com seu apelido.


Idealizado e desenvolvido por Airton Alves Rodrigues ( Estudio Tropical Multimidia )

contatoetm@gmail.com ou airton.professor@hotmail.com


Baixe a versao demonstração (770 Kb)


Registrar


      Quais os benefícios deste jogo?

- Pessoas que tocam ou tem vontade de tocar de ouvido sonham em ouvir uma música e conseguir tocá-la de imediato. Isso é o que chamam de "tirar música de ouvido". Algumas pessoas que tiram música de ouvido precisam ficar procurando a nota até formar a frase musical. Outros já vão direto na nota sem precisar ficar procurando. A capacidade de ouvir uma frase musical e tocá-la de imediato se deve a familiaridade que o músico tem com os intervalos. Para conseguir isso é necessário muito treino.

O Tecla Mágica simula, a todo momento e aleatoriamente, frases que deverão ser repetidas com o minimo de erros possível. Só assim o músico estará cada vez mais apto a tirar música de ouvido com facilidade e rapidez. Por quanto tempo devo treina-lo?

- Sempre que puder. Deve ser um exercício diário. Quanto mais treinar, mais facilidade terá para tirar músicas. Melhor ainda se treinar em todos os tons.


      Acordes ou notas de referência

      O sonho de qualquer instrumentista, obviamente, é tocar com facilidade qualquer peça musical que ouvir ou que esteja escrita (partitura). Nesses mais de 30 anos em convívio com músicos de várias tendências e estilos notei que músicos formados em bandas civís tem mais facilidade em tocar de imediato qualquer melodia que ouvem. Ao contrário, músicos de instrumentos de harmonia como guitarra, violão e teclado ouvem facilmente os acordes mas às vezes se atrapalham quanto as notas da melodia. Para se ouvir os acordes nós instrumentistas de harmonia tomamos como referência o I grau (Acorde que representa o tom). A partir desse acorde ouvimos perfeitamente os outros e sabemos quais são sem pegar no instrumento. Músicos de instrumentos melódicos fazem uso da referência para melodias. Muitos chegam a desenvolver o ouvido absoluto pelo convívio com o instrumento e já nem fazem uso da referência. Já tem a altura das notas na cabeça.


      Interessante

      Ocorre uma coisa muito interessante quando estamos jogando o Tecla Mágica. É a sensaão de perder a referência. Isto ocorre quando nas notas sorteadas não aparecem nem a terça, quarta ou a sétima (menor). Ex.: Se estamos em C e as notas sorteadas são Do, Sol, Re, Do.. Temos a sensação de que o tom é G. Apenas quando é tocada a nota Mi e que sentimos que o tom é reamlente C. Isso não é um bug do programa. Isso acontece com quem tem o ouvido relativo (como eu).

      Links, riffs, etc para guitarra

      Os guitarristas usam de um recurso que leva vários nomes importados mas que na realidade são frases decoradas e que podem ser executadas a qualquer momento em uma música. Servem como arranjo e se tornou a linguagem da guitarra. Na realidade qualquer guitarrista que quiser realmente se dedicar ao instrumento consegue fazer isso. Basta esforço, dedicação e treinamento.

      Tocar qualquer melodia que se ouve

      Mais dificil do que tocar links, riffs, etc. é tocar de primeira um chorinho, um fox, uma melodia qualquer. Alí não tem riffs decorados para auxiliar. Tem que solfejar, deduzir qual nota é e toca-la sem enganar. Tudo em questão de milésimos de segundos. Já tive a felicidade de acompanhar gente assim. As notas soam como de brincadeira. Era só alguém da plateia pedir e, combinávamos o tom e.. Voiala. A música já estava sendo tocada.


      Como o Tecla Mágica entra nessa

      Pesquisando, notei que para treinar o ouvido a identificar notas é só exercitando mesmo. Para isso teríamos que ter milhares de músicas à disposição e ficar "tirando-as" todos os dias incansavelmente. O tecla mágica não tem uma música mas infinitas. Cada frase gerada é uma simulação de uma frase musical. Quando tentamos acertá-la estamos exercitando nosso ouvido musical.

      Preguiça de treinar

      Pode acontecer que você jogue umas 2, ou 3 vezes o Tecla Mágica e abandone o jogo. Isso não deverá acontecer. O estudo da música exige dedicação, força de vontade e tudo mais. Você poderá achar difícil no primeiro dia mas no segundo já achará mais facil e quando menos esperar já estará no final do jogo. E assim, já poderá se considerar um músico porque realmente o jogo não é facil. Vale tanto quanto aulas de solfejo com professor do lado e por meses de estudo.

Rua Frei Leão 360
35661-167
Pará de Minas - MG - Brasil




CONTATOS
Email: airton.professor@hotmail.com
Phone: +55 37 99915 4001
-----------------------------------------------